Morar no exterior – como 1 ano longe da rotina das 8:00 ás 18:00 me tornou feliz 7 dias por semana

Eu nunca pensei que morar no exterior fosse me transformar tanto. Mas hoje, depois 1 ano e 4 meses fora do Brasil me vejo completamente transformada. Afinal, por que morar fora muda tanto as pessoas? Por que morar no exterior me tornou feliz 7 dias por semana?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam que “ser feliz em tal país é fácil”, posso afirmar que: não é não. Fácil é ser feliz tendo endereço fixo, comida na mesa e roupa lavada por alguém. Fácil é ser feliz quando você não precisa se preocupar em pagar aluguel (e toda semana). Fácil é ser feliz quando você pode ir em qualquer lugar e pedir qualquer informação e todos vão te entender e você entender todo mundo. Fácil é ser feliz com a sua mãe por perto, com seus amigos te chamando para sair. Fácil é estar em casa.

Se é tão dificil assim morar no exterior, o que me faz ser feliz 7 dias por semana?

Bom, para começar, padrões foram quebrados. Geralmente, eu (assim como provavelmente você) vivia esperando pela sexta feira. Esperando o final de semana, aquela maravilha toda. Ou, de segunda a quinta, vivia esperando para chegar 18:00h. Pouco depois que eu cheguei na Nova Zelândia, eu comecei a trabalhar em um restaurante e adivinha? A noite E final de semana. Opa! Mas se eu esperava todos os dias pelas 6 da tarde chegar e a semana inteira pelo final de semana, como eu seria feliz a partir daquele momento? Ta aí o primeiro passo da transformação, o padrão das 8:00h as 18:00h foi quebrado.

Quando você quebra um padrão, quando se vê obrigado a olhar por um outro ponto de vista, transformações acontecem. E é isso que acontece com as pessoas que vão morar no exterior: elas são obrigadas a olhar a vida de um ponto de vista completamente diferente em todos os sentidos.

Eu passei então a parceber, que eu não mais poderia esperar pelos finais de semana para “ser feliz”. O final de semana não era mais “a libertação da rotina chata”. Minhas folgas caiam na segunda feira geralmente – o dia mundial do mau humor. E para mim, a partir daquele momento, um dia maravilhoso, de descanso.

 

Clique para receber no seu email um eBook gratuito com dicas para te ajudar a não errar na escolha do destino de intercâmbio

 

Quando se começa a olhar de um ponto de vista diferente, tudo se torna motivo para agradecer

. A gratidão é o fator mais transformador que existe . Quando você quebra o padrão das 8:00h ás 18:00h você começa a enxergar a semana e a vida com outros olhos e a agradecer mais. Eu passei a agradecer pelas segundas feiras, ao invés de reclamar. Ao invés de reclamar de trabalhar aos finais de semana, eu passei a agradecer por ter dinheiro para pagar o aluguel da semana. Aos poucos, em cada detalhe eu via um ponto de vista diferente. Aos poucos eu descobri motivos para ser feliz 7 dias por semana. Quanto mais grato, mais motivado você se torna. Quanto mais motivado você se torna, mais sonhos você cria.

 

morar no exterior

Auckland, Nova Zelândia

 

O poder dos sonhos e objetivos

Quando você sonha e cria objetivos, a sua vida passa a ter propósito. Quando a sua vida tem um real propósito, é impossível não ser feliz. Cada manhã é um degrau novo a ser subido e você sabe que, no final da escada, a recompensa é grande. É um ciclo: você quebra padrões, começa a ver um novo ponto de vista  e aí se torna mais grato, logo se torna mais motivado e sonhador, sua vida passa a ter um propósito e quando sua vida tem propósito você vive grato, logo se torna mais motivado… Esse ciclo não tem fim, nesse ciclo mora a felicidade. É claro que, problemas vão surgir, só que você vai olhar para eles de um ponto de vista diferente, porque é assim que você enxerga as coisas agora e aí o ciclo começa de novo: novo ponto de vista – gratidão – motivação e sonhos – propósito – gratidão…

 

Sim, ser feliz 7 dias por semana não depende de você morar no exterior

Toda essa transformação acima, todo esse ciclo da felicidade, não depende de uma mudança de país. Só que, é muito provável que ao morar no exterior as mudanças na sua vida sejam mais bruscas e por causa disso a transformação ocorre de uma maneira mais acelerada. Você não tem ninguém a não ser você mesmo. E ao ver a sua vida completamente de cabeça para baixo, começando literalmente do zero, você aprende e enxergar as coisas de outra maneira. E esse é o segredo da transformação, esse é o segredo para ser feliz 7 dias por semana.

 

 

Pâmela Vicente

Pâmela, aos 20 embarcou pra uma viagem que mudaria sua vida pra sempre. Conheceu o mundo lá fora e não parou mais. Se descobriu. Descobriu que é possível ser feliz 7 dias por semana ainda que a vida seja uma loucura. Quer compartilhar tudo o que vê e vive. Espera que compartilhando, inspire outras pessoas a serem felizes 7 dias por semana.

Website: https://www.instagram.com/pamvicentee/