Quanto custa viajar para Indonésia e Camboja?

Sudeste asiático… quem não sonha em ir pra lá? Não bastassem as praias, os templos, a cultura, os milhares de mochileiros e histórias pra conhecer, esse é ainda por cima um destino BARATO! Baseado na minha experiência, vou contar pra vocês quanto custa mochilar na Indonésia e Camboja.

 

Custo de hospedagem na Indonésia

Em Bali paguei uma média de 7 á 10 dólares, por noite em quarto compartilhado e com ar condicionado. Nas Ilhas ao redor de Bali, a hospedagem fica bem mais cara, cheguei a pagar 14 dólares em Gili Island no período de ano novo.

 

Capsule Hostel Bali

Um foto de resolução bem ruim mas pra mostrar esse hostel em Bali com esse terraço com puffs pra ver o céu <3

 

Custo de hospedagem em Camboja

Em Camboja é ainda mais barato, você acha hostel entre 4 á 8  dólares também por noite em quarto compartilhado.

 

Hostel em Otres Beach - Camboja

Hostel em Otres Beach – Camboja

 

Custo de alimentação na Indonésia

Um café da manhã na Indonésia sai em torno de 3 dólares. Almoço e janta custam um pouco mais obviamente, torno de 5 dólares a refeição. Preço baseado em restaurantes e pratos simples!

 

Custo de alimentação em Camboja

É bem parecido ou igual ao preço da Indonésia.

 

Leia também: Viajar sozinho – do que as pessoas tem medo?

 

Custo com transporte na Indonésia

Geralmente as pessoas alugam scooter pra se locomover na Indonésia o que custa 4 dólares a diária. Taxistas cobram caro, também existe uber e outros aplicativos semelhantes lá. Mas é a maior guerra entre taxistas e ubers então na maioria das vezes o uber não pode te pegar ou te deixar no lugar que você quer por causa das “zonas proibidas” que os taxistas criam.

 

Scooter em Bali

Passeando de Scooter em Bali

 

Custo com transporte em Camboja

Não é tão comum o aluguel de scooter como na Indonésia (pelo menos não até onde eu sei). Taxis também são caros, o meio de transporte mais em conta é o tuk-tuk e o preço varia. Tem que chorar muuuito com o motorista pra negociar um preço legal. Dependendo da distância, 10 dólares em média, mas é só uma média porque realmente varia bastante.

 

Tuk-Tuk em Camboja

Tuk-Tuk em Camboja

 

Custo com passeios na Indonésia

Alguns templos cobram a entrada, coisa de 1 á 3 dólares a maioria. Beach Clubs não cobram a entrada, mas se você quiser ficar lá nas espreguiçadeiras na beira da piscina deve consumir, nem que seja uma água. Baladas também não cobram a entrada. Um passeio de barco em Gili Trawagan com 3 paradas pra snorkeling e 1 parada em Gili Air pra almoçar me custou 9 dólares mais ou menos (almoço não incluso).

 

Snorkeling Indonésia

Snorkeling na Indonésia

 

Custo com passeios em Camboja

Assim como na Indonésia, alguns templos e museus combram a entrada, valores variam entre 3 á 10 dólares mais ou menos. Um pacote que incluía 4 pontos turísticos da capital de Camboja e um motorista de tuk-tuk que me levava pra todos os lugares e ficava me esperando na porta dos lugares me custou 15 dólares. Um passeio de barco saindo de Sihanoukville parando para snorkeling, cliff jump (pular de umas pedras gigantes) e uma parada numa ilha, incluindo café da manhã, almoço (era um sanduíche com qualquer coisa dentro) e bebidas (água e refrigerante) á vontade o tempo todo saiu em torno de 18 dólares (mas pesquise bem, vi esse mesmo passeio por outras empresas cobrando mais de 25 dólares).

 

Palácio Real de Phonm Penh

Palácio Real de Phonm Penh

 

 

Existem muuuitas outras opções de passeio na Indonésia e Camboja que eu não fiz, porque precisei fazer uma trip mais econômica possível.

 

Receba gratuitamente por email um eBook com dicas incríveis de como fazer da sau viagem solo a melhor experiência da sua vida

 

Custos extras na Indonésia e Camboja

Você vai gastar com estacionamentos e gasolina caso alugue uma scooter. Tem praia em Bali que também cobra a entrada. Você vai gastar com a cervejinha, claro, que a propósito custa 1 dolar em Camboja, ás vezes até menos que isso. E provavelmente também não vai resistir á tantas feirinhas de tudo o que você pode imaginar. E claro, vai gastar com a sua passagem aérea.

 

Quanto eu gastei mochilando 40 dias na Indonésia e Camboja

Eu economizei muito, deixei de fazer muitos passeios que gostaria, também me hospedei alguns dias pelo couchsurfing (vou explicar num próximo post o que é isso) e me hospedei 1 semana trocando trabalho por acomodação. Levando isso em consideração, gastei mais ou menos mil dólares em 40 dias nesses dois países. Se você economizar pode contar 30 á 35 dólares por dia, na minha opinião é uma média boa.

 

*Valores em dólar americano*

 

Assiste o video e viaja um pouquinho comigo pra esses paraísos!

 

Pâmela Vicente

Pâmela, aos 20 embarcou pra uma viagem que mudaria sua vida pra sempre. Conheceu o mundo lá fora e não parou mais. Se descobriu. Descobriu que é possível ser feliz 7 dias por semana ainda que a vida seja uma loucura. Quer compartilhar tudo o que vê e vive. Espera que compartilhando, inspire outras pessoas a serem felizes 7 dias por semana.

Website: https://www.instagram.com/pamvicentee/