Viajar sozinho – do que as pessoas tem medo?

Sobre uma das melhores experiência que alguém pode ter: viajar sozinho

 

Lembro que quando eu contei pras pessoas que eu estava vindo pra Nova Zelândia fazer um intercâmbio, muitas delas ficaram espantadas. “Mas tão longe? Vai sozinha?” e eu pensava  “ué, qual o problema de viajar sozinho?”. O espanto era ainda maior quando elas me perguntavam quando eu voltaria e eu respondia “não sei”. Sabia que tinha 4 meses e meio de visto, mas também sabia que se me desse vontade de ficar, eu daria um jeito de ficar. E fiquei. Elas também ficavam espantadas quando me perguntavam se eu já sabia aonde ficar e eu respondia “não, vou ficar em um hostel na primeira semana, depois eu vejo”.

Intercâmbio é algo bem comum. Todo mundo já ouviu falar de alguém que foi pra algum país estudar. O problema nunca foi o intercâmbio. As pessoas ficavam espantadas com a falta de certeza que eu tinha sobre o futuro (como se alguém tivesse certeza de alguma coisa nessa vida). Era como se não saber aonde ficar e nem quando voltar fossem coisas horríveis. E de maluco. Muitos me chamavam de corajosa e eu sinceramente nunca me senti assim. Pra mim sempre foi normal tudo isso e não um ato de coragem.

 

Leia também: Como planejar um intercâmbio e quanto custa?

 

Meses depois, já na Nova Zelândia, quando eu falei que eu estava indo fazer um mochilão na Ásia sozinha, aí mesmo que acharam que eu tinha pirado de vez. Todo mundo me perguntava se eu não tinha achado companhia e se surpreendiam quando eu respondia que eu nem tinha procurado. Porque eu realmente queria ir sozinha.

 

Porque você deveria viajar sozinho

Eu sempre amei ficar sozinha. E eu nunca vou entender por que as pessoas tem medo. Eu posso afirmar que, viajar sozinho é a mais poderosa ferramenta de auto conhecimento. Não vai ter ninguém do seu lado falando que você é isso ou aquilo. Não vai ter ninguém do seu lado falando que “tal coisa é legal”. Então, você vai descobrir por si só o que e quem você é, o que você realmente acha legal. Não vai ter nenhum conhecido ao seu redor e aí você vai agir livremente pra fazer e ser quem gosta. Não vão existir rótulos ou julgamentos pelo o que possivelmente você fez no passado. Vai ser você, só você e aí você vai se descobrir.

Você vai conhecer pessoas que vão falar coisas sobre você que ninguém nunca falou. Porque as pessoas que você vai conhecer viajando sozinho vão te enxergar como você é. Eles não sabem que você é filho do ciclano ou amigo do fulano. Eles vão enxergar você, só você. Isso aconteceu muito comigo. Meu amor próprio cresceu um milhão de vezes. As pessoas vinham me falar coisas tão boas sobre mim que eu mesma duvidava. Ficava pensando “nossa, será que sou assim mesmo? Será que sou mesmo interessante assim?”. E aí você vai descobrir que é sim.

 

Receba gratuitamente por email um eBook com dicas incríveis de como fazer da sau viagem solo a melhor experiência da sua vida

 

Não tenha medo de se sentir só

Falando nisso, se o seu medo é ficar sozinho quando viajar sozinho, fica tranquilo. Isso não vai acontecer, a não ser que você queira. Você vai fazer muitos amigos, que não faria se estivesse acompanhado. Lembro que quando fiz meu mochilão na Ásia sozinha, fiz muitos amigos e teve uma hora que comecei a sentir uma necessidade muito grande de ficar sozinha de novo, de não conversar o tempo inteiro, de fazer o que eu quisesesse a hora que eu quisesse.

É isso que acontece quando você aprende a amar a sua própria companhia e a sua liberdade. Você se sente em casa em qualquer lugar do mundo. E isso não tem preço. Se eu pudesse te dar um conselho seria: vá viajar sozinho. Você vive momentos inesquecíveis, faz amigos fantásticos e conhece a si mesmo. Se você ainda tem alguma dúvida: deixa ela de lado e experimenta, afinal: o que poderia dar errado?

 

Pâmela Vicente

Pâmela, aos 20 embarcou pra uma viagem que mudaria sua vida pra sempre. Conheceu o mundo lá fora e não parou mais. Se descobriu. Descobriu que é possível ser feliz 7 dias por semana ainda que a vida seja uma loucura. Quer compartilhar tudo o que vê e vive. Espera que compartilhando, inspire outras pessoas a serem felizes 7 dias por semana.

Website: https://www.instagram.com/pamvicentee/